segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Estou convidando-o a ir além da mente





Cada momento é um grande momento, pois mostra-se como uma oportunidade para você se reconhecer, descobrir a Verdade sobre si mesmo. Entretanto, isso não é algo que acontece automaticamente, e sim a partir de um trabalho, embora aconteça naturalmente (o que é muito diferente de “automaticamente”). Assim, faz-se necessário um trabalho nessa direção para que isso se torne possível.

A maneira como você se vê é totalmente equivocada. Você se vê como uma pessoa, como uma entidade separada, alguém que nasceu e vai morrer. Esta já é uma visão automática e toda ela é baseada em um condicionamento, em um fundo de crenças. Ir além disso, de forma natural, é possível através de um trabalho.

Então, esse condicionamento acontece e se mantém de forma automática, mas a Realização não. Esse automatismo está presente em razão dessa inconsciência, que é o velho e antigo modelo do ego. Não existe nenhuma pessoa “acontecendo” na experiência deste presente momento, portanto, não existem os problemas pessoais que você aparenta viver. Eu sei que é muito estranho ouvir isso... Todos têm problemas, porque todos se consideram pessoas.

A Vida é um movimento sem alguém dentro Dela e não carrega nenhum problema. Não existem problemas, porque não existem “pessoas”. Se não existem pessoas para resistir ao misterioso movimento da Vida, não há problemas. No entanto, enquanto você continuar se sentindo uma pessoa, os problemas serão inevitáveis. Não existe “pessoa” para ver seus problemas resolvidos. Eu sei que essa é uma afirmação complicada para a mente egoica.

O que estou dizendo é que cada coisa acontece da maneira como tem de acontecer. Esta é a única Verdade, a única coisa possível. Estamos falando do ponto de vista da suprema Realidade, da suprema revelação da Verdade de Deus, do Ser, da Consciência. Por isso que, quando apontamos para a Iluminação, para o Despertar, estamos apontando para o fim da inconsciência, para o fim de todo o automatismo de condicionamentos, porque, como uma entidade separada, ilusória, você está vivendo no tempo que a mente produz e reconhece.

Aquilo que você chama de “passado” é um “tempo” apenas reconhecido dentro dessa inconsciência, dentro desse automatismo de condicionamento egoico. Tudo aquilo que você chama de “passado” é só história, memória, lembranças, uma forma de imaginação que o pensamento produz e reconhece. Estar preso a isso é o que eu acabei de chamar de “automatismo”, de “inconsciência”, de “condicionamento”. Essa tem sido a vida da “pessoa” com os seus imaginários problemas.

Vale o mesmo para o futuro. O futuro não é nada além da imaginação que o pensamento produz, criando uma suposta “realidade” que acontecerá. Mas, ninguém sabe, não há certeza, você não tem nenhuma certeza sobre o futuro. Você mesmo é parte dessa imaginação, é “alguém” que, supostamente, veio do passado, está atravessando o presente e caminhando para o futuro. Todo esse movimento é imaginário!

Suas perguntas se baseiam em crenças, as quais estão fundamentadas em lembranças, na memória, e tudo isso está dentro do campo da mente egoica. Aí está toda a sua vida problemática, uma vida pessoal que só existe na imaginação, porque seu Ser Verdadeiro não faz parte, não comunga, nem compartilha de nada disso. Você não se reconhece em sua Real Identidade, então, substitui esse conhecimento da Verdade sobre si mesmo por uma imaginação acerca de quem você é.

Estou convidando-o a ir além da mente, a desidentificar-se do corpo. Você está apegado a várias formas de crenças e a principal delas é: “Eu sou alguém dentro do corpo! Este corpo sou eu! O que acontece a este corpo acontece a mim, e tudo que envolve a história deste corpo, desde o nascimento até a morte, é a minha história”. Então, você diz: “Eu sou pai”, “Eu sou mãe”, “Eu sou filha”, “Eu sou casado”, “Eu sou solteiro”, “Eu sou viúvo”, “Toda a história ligada a este corpo é a minha vida”. Isto é pura confusão, pura desordem.

Você está sonhando e levando a sério o sonho. Os Sábios dizem que isso é só um sonho e que você não deve tomá-lo por realidade. Aquele que está Realizado, que não está mais preso à ilusão “eu sou o corpo, sou alguém, tenho uma história”, vê tudo isso apenas como uma aparição.

Todos assistem a filmes e veem tudo parecendo muito real, mas sabem que são apenas filmes, que aquele sangue não é sangue; que aquele fogo não está, de fato, queimando uma casa; que aquela casa é de mentira e o fogo também. Tudo é feito para parecer muito real, mas é só uma aparição.

Portanto, não se confunda com o corpo, com a mente e, então, você permanece além da história. Mas, dentro da sua cabeça, há muitas histórias, crenças, ilusões, imaginações.

Tudo que estamos lhe dizendo é: Acorde! Assista ao filme, mas reconheça-se em sua Verdadeira Natureza e tudo estará terminado. Então, tudo poderá ser visto de um novo ponto de vista, que é o ponto de vista da Realidade. Para o Sábio, a Vida é o que É, e tudo o mais é apenas um sonho, no qual existe prazer e dor, alegria e tristeza, coisas ruins e coisas boas. Mas, todo esse movimento dual é só a vida como ela é, porque você, como Sábio, permanece em seu Ser, em sua Natureza Real.


*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 26 de Setembro de 2018 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas as 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar acesse o link: http://mestregualberto.com/agenda/encontros-online

http://marcosgualberto.blogspot.com/2018/10/estou-convidando-o-ir-alem-da-mente.html

Sem comentários:

Enviar um comentário