quarta-feira, 29 de maio de 2013

e...o Homem Material, um recebedor; o Homem Espiritual, um Doador

 


O homem mortal e material é um ambicioso pelo êxito, eternamente ambicioso por conseguir algo, mas nunca alcançando, nunca satisfeito. Mesmo quando é bem sucedido em conseguir milhões - a presidência, o nome, a fama - sempre há mais um passo a dar. E ele nunca alcança a paz, a harmonia, o abrigo, a satisfação ou a alegria.

O homem espiritual é o oposto disso. Ele nunca precisa de nada. Ele tem tudo o que o Pai tem e está, portanto, sempre buscando os meios de deixar tudo fluir. Em outras palavras, tudo está sempre se derramando através dele. Qualquer coisa que tenha nunca é sua posse pessoal.
O homem, uma vez que adquira a consciência do seu ser verdadeiro, não é um recebedor ou um comprador. Nas aparências ele é um doador, ainda que não o seja verdadeiramente. Ele é como a vidraça através da qual o sol brilha. Ele é apenas um instrumento, um meio, porque nunca dá alguma coisa de si próprio. Ele não tem nada mais a dar do que eu tenho estas palavras de verdade a oferecer. Elas não são minhas, mas estão somente vindo através de mim. Se eu tentasse armazená-las, eu as esqueceria. Assim a melhor coisa que tenho a fazer é deixá-las fluir quando estão fluindo, perdê-las e e deixá-las ir. Eis a verdade de tudo na vida. É a verdade da cooperação, da benevolência, da participação, quer se trate de dinheiro ou de ideias. Em qualquer plano da vida, o homem espiritual nunca está buscando.

No momento em que houver em sua mente um pensamento de obter ou receber, mesmo de Deus, você está de volta, mais uma vez, ao estado de mortalidade. Apenas quando você esteja compreendendo o "eu tenho" e deixando-o perder-se é que você estará em estado de consciência. Você estará mergulhado no estado de consciência espiritual enquanto estiver consciente de que o bem está fluindo através de você para o mundo. No momento em que o pensamento de obter ou receber entra, mesmo sendo digno ou merecedor, então você se afasta da luz espiritual.

Extracto de "O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA MÍSTICA"
                    Joel S. Goldsmith


Sem comentários:

Enviar um comentário