quarta-feira, 13 de maio de 2020

Essa Realidade É, e nunca deixou de Ser!


 


 Você já percebeu que na existência tudo aparece por um tempo e depois desaparece? Não existe nada nessa assim chamada “vida” que não seja assim. Tudo vem e vai, aparece e desaparece. A existência é composta de fenômenos transitórios. Na verdade, toda a existência é somente um fenômeno transitório, é apenas uma onda que aparece e se desfaz.
Nesse sentido, se você se apegar à ideia de “espiritualizar-se”, estará apenas em uma fantasia, em uma viagem imaginária de se tornar um com o Todo. Isso é impossível, porque o Todo jamais deixará de ser o Todo, e esse “um” não é nada além de uma ilusão, uma ideia. Então, essa coisa de “unidade” é um conceito, uma crença, uma fantasia. Espiritualização é apenas uma fantasia de se tornar “um” com Deus. Pura fantasia!
Eu acho interessante tudo isso... Parece que Satsang destrói tudo o que vocês, até hoje, adquiriram espiritualmente, religiosamente, filosoficamente, porque tudo isso é uma grande bobagem, uma grande ilusão. Por um tempo, eu também andei procurando Deus. Procurava uma resposta, mas isso se dava quando, ainda, havia ideias aqui. Deram-me ideias sobre onde estava Deus, então, eu estava procurando por Ele. Isso porque eu também acreditava que “eu” existia e que Deus estava em algum lugar separado do que eu sou. Era somente uma ideia fazendo parecer que “eu” existia e, de alguma forma, nessa minha “existência individual”, eu estava separado do Todo. Era um conceito, uma crença, uma coisa de religião, mas tudo isso é besteira! Eu não era e não sou! Essa Realidade É, e nunca deixou de Ser! Olhe como é lindo isso!
Existem milhões de pessoas, fantoches, bonecos falantes, acreditando que são alguma coisa ou que serão alguma coisa um dia, até mesmo que se tornarão iluminados! Estão fazendo a mesma coisa que eu fazia. Era um movimento de um boneco falante, se vendo como uma entidade separada, usando um pronome pessoal “eu”, achando que estava fazendo algo ou que poderia fazer algo para ser um com o Todo, para encontrar Deus. Nada que você possa fazer ou deixar de fazer vai produzir alguma coisa real.
Em um sonho, você pode inventar alguma coisa, como uma ideologia, um sistema que salvará milhares de pessoas da fome, por exemplo, ou livrá-las da guerra. Contudo, esse sonho é a própria Consciência, não tem “você”. Então, isso não é você fazendo alguma coisa. Você não pode ajudar ou atrapalhar, porque “você” não é real, é somente parte do sonho.
Então, as pessoas que você alimenta no sonho estão dentro de Você. Você é essa Realidade que se alimenta e que dá alimento, porque Você é a Consciência! Você é o próprio sonho! Você é Aquilo que aparece em todos esses sonhos, todos esses personagens, todas essas expressões. Você é O que É! Vou repetir isso: Você é O que É, e isso é Consciência, isso é Tudo! Há somente Isso! Não existe “alguém”, não existe uma onda que não seja o oceano. Está claro isso?
Essa direta visão não pode ser intelectual. Ela é a visão da própria Consciência, da própria Verdade do Coração. Se você está pronto para Isso, está pronto para ver o “sonho” como ele é, e Isso é Você. Quando isso acontece, toda a ilusão termina, toda a busca termina, todo o sofrimento termina, e não há mais ignorância. Então, a expressão dessa Energia em um milhão de nomes, formas e coisas é apenas um jogo ‒ o jogo da Consciência, que é Você. Você pode chamar esse jogo de qualquer nome... Chame Isso de Brahman, de Deus, de Ser, de Verdade, de qualquer nome.
Então, as experiências, sejam elas boas ou más, verdadeiras ou falsas, divinas ou profanas, que representem beleza de vida ou feiura de morte, são apenas fenômenos nesse ou naquele formato, mas isso é a própria Realidade se expressando, e Ela está além desses fenômenos. Nada pode ser adicionado ou removido, modificado ou transformado, pois tudo é somente aparência, é realmente um nada, nada mais é do que um “sonho”, que nós chamamos de Deus, Presença, Consciência, Ser.
Então, o que é Iluminação? O que é o Real Despertar? O que é essa Realização de Deus? Isso são nomes dados a esse Natural Estado de Ser, que é Consciência, livre da ilusão, da dualidade, da separação, da diferenciação.
* Transcrito a partir da segunda parte de uma fala em um encontro online, na noite do dia 08 de Janeiro de 2020 – Para informações sobre os nossos encontros, clique aqui.

https://marcosgualberto.blogspot.com/2020/05/essa-realidade-e-e-nunca-deixou-de-ser.html

Sem comentários:

Enviar um comentário