sexta-feira, 31 de maio de 2019

O reconhecimento Disso é a Felicidade





Dentro desse trabalho, estamos trazendo para você a direta observação de que há algo que permanece presente, algo aberto ao Desconhecido. É disso que tratamos em Satsang. Alguns chamam essa Realidade presente aqui e agora, aberta ao Desconhecido, de Consciência, outros de Presença. É Nisso que toda experiência é escrita, que toda experiência aparece. Estamos falando da Realidade do seu Ser, da Realidade de sua Natureza Divina.
Esse trabalho tem o propósito de aproximá-lo dessa Visão acerca de quem Você verdadeiramente é. Na verdade, Isso já é algo tão próximo, tão evidente, que, para a grande maioria, passa desapercebido. É algo tão próximo que não pode ser conhecido como um objeto; é tão íntimo, tão real, que é a Verdade de cada um de nós, a única Verdade sobre você. O reconhecimento Disso é a Felicidade; o não reconhecimento é a confusão, o sofrimento, o medo.
A mente o coloca numa posição de alienação sobre quem você é, e esse estado é confusão, sofrimento e medo. A Realização da Verdade sobre si mesmo é essa recordação de sua Real e Verdadeira Identidade. Não é uma identidade particular, pessoal, individual, é algo que se revela como o Todo, ou como o Nada.
Nesse trabalho, você descobre a beleza da Meditação, que é o caminho direto para essa Constatação. Meditação, Autoinvestigação, entrega... Parece que estamos falando de três coisas, enquanto que, na verdade, estamos falando de uma coisa só. A Verdade sobre você é algo completamente natural, sem esforço. É algo que está brilhando, constantemente, em toda e qualquer experiência, além da mente, além dessa limitação da autoimagem, que é a ideia que você tem sobre si mesmo.
O que estou dizendo é que essa Realidade é algo sempre presente, no entanto, está fora do tempo, além desse sentido do “agora”; é algo atemporal. Tudo o mais na sua vida vem e vai. Algumas coisas já vieram e foram embora, outras coisas virão e também irão embora, mas Isso permanece imutável.


"O que estou dizendo é que essa Realidade é algo sempre presente, no entanto, está fora do tempo, além desse sentido do “agora”; é algo atemporal."
Reparem que estamos apontando para algo que não tem variação. Sua experiência pessoal, particular, nessa egoidentidade, é sempre uma experiência em variação. Aquilo que hoje está lhe dando alegria, prazer, satisfação, amanhã vai lhe trazer preocupação, sofrimento e ansiedade. Algumas coisas estão lhe dando “felicidade” agora, mas amanhã essas mesmas coisas lhe darão preocupação, infelicidade, alguma forma de sofrimento. Essa é a experiência da mente, que dá identidade àquilo que aparece neste instante, colocando-se como o agente. Então, você se torna ativo ou passivo diante da experiência, nessa crença de ser uma identidade presente vivendo isso.
Nosso trabalho, em Satsang, é para que você aprimore sua visão, tenha um reconhecimento dessa Consciência atemporal, dessa Presença que está fora da mente, que está fora da imagem de um experimentador presente. É quando você pode descobrir que, em seu Ser, em sua Natureza Real, você não é um experimentador, e isso é a libertação da tentativa de segurar, de se agarrar, de se apegar àquilo que vem e vai.
Nós temos negligenciado isso, porque estamos nos apegando à ilusão de um experimentador em sua experiência, em seu modelo de vida centrado nessa egoidentidade. Você está dando muita ênfase à mente, ao modelo egocentrado da ilusão dessa identidade separada. O que estou dizendo é que a resposta para a verdadeira Liberdade, Felicidade, não está aí. Isso criou a ilusão da ideia de alguém capaz de realizar algo e de estar no controle. A ideia do agente, de forma ativa ou passiva, no controle, é um condicionamento muito forte nesse estado mental de confusão. Isso é algo comum a todos. Entretanto, você não está controlando nada!
Repito: a resposta não está nesse modelo. Há um “portão aberto” que aponta para a Liberdade, mas ele está em outra direção. O sol continua brilhando, mas ele está acima das nuvens da mente, com suas crenças, conceitos, ideologias, sonhos, projeções.
A Verdade, a Realidade, está além do conhecido e, naturalmente, além da mente e de tudo que faz parte dela, além do seu campo imaginário. Se o sol pode brilhar acima das nuvens, ele não se preocupa com elas. Ele está acima, não depende delas para nada. Essa Consciência, essa Presença, nunca é incomodada por sentimentos, pensamentos, emoções, sensações e experiências. O problema com esse “sentido de pessoa” é que ele está negligenciando a Verdade do seu próprio Ser, pois seus interesses estão atrelados aos assuntos da mente.
Na mente, não é possível enxergar esse “portão” e ver a real direção da Liberdade, da Felicidade. Dentro dessas nuvens, não é possível ter a dimensão da realidade do sol, que está muito além delas.
Quando você vem a Satsang, nós trabalhamos o reconhecimento direto desse “portão”, que está nessa outra direção, que é a direção da Liberdade, do reconhecimento direto dessa Luz, desse Amor presente no Sol da Verdade, além da limitação da mente.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 25 de Março de 2019 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas as 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar acesse o link: http://mestregualberto.com/agenda/encontros-online
http://marcosgualberto.blogspot.com/2019/05/o-reconhecimento-disso-e-felicidade.html

Sem comentários:

Enviar um comentário