sábado, 18 de maio de 2019

Você precisa descobrir, aqui e agora, essa Realidade Presente, abandonando a ilusão.

Um contato direto com a Realidade

Se você está buscando a Verdade, a Realidade, Deus, qualquer que seja o nome que você dê para Isso, eu quero lhe dizer que você já precisa começar com um contato direto com Isso. Você não pode partir de uma fantasia, de uma imaginação. O que é absolutamente certo é que essa Verdade, essa Realidade, ou Deus, é o seu próprio Ser. Não importa a circunstância, o que esteja acontecendo naquilo que você chama de “sua vida”, você não pode negar o fato de que a Verdade não pode ser algo ausente daquilo que está aqui e agora, e a única certeza aqui e agora é a do seu próprio Ser. Então, se a sua busca é pela Verdade, é preciso começar com o fato de que Ela está presente aqui e agora, como Aquilo que Você é.
Não estou falando a respeito de uma crença, de um pensamento ou ideia. Você
pode continuar fazendo afirmações a respeito da Verdade, mas vivendo completamente perdido na identificação com todo o tipo de crença. Você pode afirmar “Eu Sou” e junto a isso afirmar o medo… “Eu sou esse medo”, “eu sou essa depressão”, “eu sou o corpo”, “eu sou a mente”... Junto a isso, você pode, ainda, acreditar que tem coisas: “eu tenho problemas”, “eu tenho preocupações”, “eu tenho essa ou aquela doença”; “eu tenho essa ansiedade”, “eu tenho esse medo”, “eu tenho depressão”... Todas essas afirmações são baseadas em pensamentos ou sentimentos com os quais você se identifica, e isso é um afastamento completo da Verdade, dessa Realidade sobre Você.
Então, você quer encontrar Deus, a Verdade, a Realidade, ao mesmo tempo que está se confundindo com o corpo e a mente, com emoções, pensamentos e sentimentos. É por isso que as pessoas terminam buscando essa Verdade do lado de fora, nas religiões, nas práticas esotéricas, no misticismo, no esoterismo. Se você quer, de fato, encontrar essa Verdade, deparar-se com essa Realidade, que é Deus, a base é tornar-se cônscio de sua Verdadeira Natureza. É necessário saber a Verdade sobre si mesmo, conhecer esse sentido Real de Presença, a Presença de sua Natureza Essencial. Isso só é possível quando você está além desse sentido de identidade separada, no qual está vivendo essas experiências, pensamentos, sentimentos e emoções.
Se você se confunde com a experiência do medo, da ansiedade, da preocupação ou dessa sensação ilusória de um experimentador, identificando-se com o corpo e a mente, não está verdadeiramente cônscio dessa Presença de sua Essencial Natureza. Esta Presença Real do seu Ser não é particular, não é pessoal, nem está identificada com o corpo ou uma mente particular. Então, estar cônscio Disso, de seu Estado Natural de Meditação, é estar desidentificado com o corpo, a mente e toda experiência vinculada a pensamentos, dentro dessa ideia de mundo.
"Se você se confunde com a experiência do medo, da ansiedade, da preocupação ou dessa sensação ilusória de um experimentador, identificando-se com o corpo e a mente, não está verdadeiramente cônscio dessa Presença de sua Essencial Natureza."


O que estou dizendo para você é o que todas as antigas tradições, que trataram dessa questão do encontro com a Realidade, disseram. Por exemplo, no hinduísmo, eles dizem que Deus é essa Realidade não dual, sem uma segunda coisa, separada ou à parte Dele. No budismo, eles dizem que a Verdade não conceitual é uma Realidade sempre nova e presente, aqui e agora. Então, estamos tratando de uma Realidade onipresente, onipotente e onisciente, que a tradição judaico-cristã, também, assim considera. Assim, aquilo que estou compartilhando aqui com você não é uma questão sobre o que a religião disse, mas a Verdade de sua Essencial Natureza, algo que pode e precisa ser vivenciado por cada um de vocês. É disso que tratamos em Satsang.
Então, todas as tradições, em qualquer parte, estão apontando para Aquilo que eu tenho apontado para vocês. Entretanto, minha fala não nasce do estudo de religiões e tradições, mas da vivência direta dessa Realidade, dessa Verdade. Aqui, estou apenas fazendo uma observação para você, dizendo que é exatamente a mesma coisa, ou seja, estamos tratando de uma só Realidade, Verdade ou Deus. Não existe nada além Disso. A busca se torna um problema quando ela é externa, voltada para práticas religiosas, espiritualistas ou filosóficas. Aqui, trata-se de autoinvestigação, Meditação e real entrega à Verdade, e isso acontece aqui e agora em você. Não existe nenhum outro elemento externo, nada a ser encontrado do lado de fora. Nenhuma prática, experiência esotérica ou mística pode lhe dar Isso.
A busca se torna um grande problema porque ela implica a crença de que você está indo alcançar alguma coisa, algo que não se encontra neste instante, algo que você ainda não conseguiu ou não tem, porém, isso não é verdade. Aqui, trata-se da descoberta da Verdade sobre Si mesmo e não da conquista de alguma coisa, de algo que chegará algum dia para você. Você está pensando em algum momento futuro, no qual você será capaz de conseguir Isso, e não existe futuro Nisso. Isso é onipresente e é somente aqui e agora, é a sua Real Presença, é algo muito simples e muito belo. É por isso que toda busca se torna um grande problema, um afastamento Disso. Você precisa descobrir, aqui e agora, essa Realidade Presente, abandonando a ilusão.
*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 15 de Abril de 2019 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas as 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar acesse o link: http://mestregualberto.com/agenda/encontros-online
http://marcosgualberto.blogspot.com/2019/05/um-contato-direto-com-realidade.html

Sem comentários:

Enviar um comentário