terça-feira, 15 de agosto de 2017

...um encontro com a investigação da Realidade, que implica o fim da ilusão.



Tudo que está acontecendo é essa Consciência acontecendo


Sejam bem-vindos a mais esse encontro aqui pelo Paltalk!  

Este encontro é  A ilusão consiste no sentido de separação, de separatividade, na ideia de um “eu” presente na experiência, que é a experiência da própria Consciência. Toda experiência presente não é uma experiência pessoal, mas sim uma experiência na Consciência e da Consciência. Consciência, aqui, é Aquilo que não pode ser descrito, que está além de toda conceituação, de toda verbalização, de todas as palavras. Portanto, estamos falando Daquilo que é a própria base, que sustenta toda a manifestação. 

Por exemplo, agora, você pode ouvir essa fala, podendo estar diante da tela do computador ou de uma imagem visual, mas eu lhe garanto que essa experiência não é uma experiência “pessoal”. A ilusão consiste apenas em acreditar que essa seja uma experiência “pessoal”, porém, não há nada disso. Neste exato momento, não há nada “pessoal” acontecendo, pois tudo que está acontecendo é essa Consciência acontecendo, é Ela presente. Assim, ouvir essa voz, essa fala ou estar diante de uma imagem visual ou de qualquer experiência sensorial é a experiência na Consciência. Não estou dizendo que é uma experiência DA Consciência, mas que é uma experiência NA Consciência, porque a Consciência não está separada dessa experiência. A ilusão está exatamente nesse sentido de separação, como se houvesse uma consciência da experiência, com “alguém” ouvindo e “alguém” falando. Isso, na verdade, é só um pensamento que, também, é só uma experiência nessa Consciência.
  
Por exemplo, você conhece a experiência dos pés, dos dedos ou a experiência do braço esquerdo, do braço direito e você diz: “Isso sempre está comigo... Esses pés andam comigo e eu ando sobre estes pés... Eu me movimento e movimento essas mãos, esses braços. Isso sempre está comigo!”. Quando você diz isso, a ideia é de que existe o corpo presente e “alguém” presente dentro do corpo, nessa experiência; na experiência dos pés, dos braços, das mãos. É como se houvesse uma separação entre aquele que está dentro do corpo e o próprio corpo, mas o que você precisa perceber é que quem está dizendo isso é só o pensamento; é esse sentido que nós chamamos de “mente”. Mas, na verdade, toda essa experiência é um jogo na Consciência e não tem “alguém” nisso; não tem “alguém” dentro do corpo, que tenha os pés, as mãos e os braços. Só tem essa Consciência! Essa Consciência tem os pés, as mãos, os braços, o piso, o assoalho onde este corpo está assentado, e tudo é Ela. Não há separação!  

Não há nenhuma separação! Essa separação é criada pela imaginação, pelo pensamento. Então, não existe ninguém experimentando isso... Não existe! Vamos ver se a gente consegue compartilhar isso com você, de uma forma bem direta – isso chama-se Satsang. Há muitas falas por aí, mas essa aqui chama-se Satsang. 

Participante: Basta acreditar que é assim?  

Mestre Gualberto: Não! Não basta acreditar que é assim! É assumir que é assim. Acreditar é só um ato, também, volitivo, de boa vontade. Você tem a boa vontade e passa a acreditar; o outro tem má vontade e não quer acreditar. Isso é só um ato volitivo, um ato de desejo e de boa vontade. É necessário assumir Isso e você assume Isso abandonando a ilusão de que “você está aí nesta experiência”. Se você desaparece da experiência, ela continua e é uma experiência de Totalidade, de pura Consciência, de pura Realidade.  

Uma coisa que deve ficar clara para você é que o experimentador é sempre intermitente. Vou colocar isso melhor. Em alguns momentos, você está ciente dos pés, das mãos e dos braços; em outros momentos você não está. Neste momento em que você está ciente das mãos, dos braços e dos pés, existe um experimentador, mas nem sempre você está ciente deles e, no entanto, eles continuam ali. Quando você está ciente deles, existe o sentido de separação, a ilusão de um experimentador. Quando você não está ciente deles, eles continuam ali e fica somente a experiência como Consciência; não há alguém! Percebam como é lindo isso.  Você é completamente dispensável para a vida prosseguir. Quando você entra, os problemas aparecem, porque existe a aparição de “alguém” experimentando; “alguém” tentando resolver, solucionar, descobrir como fazer as coisas. 
  
Isso está claro? 

Qual é o problema? O seu problema é você! Você não tem problema! Em sua Natureza Essencial, Real, que é Consciência (que é a ausência desse experimentador), não há problema! Não há problema na vida! A vida não carrega problema, mas a "pessoa" não deixa de carregar problema. Seu Estado Natural é um estado livre dessa ilusão, a ilusão do "eu", do "mim", da "pessoa", disso que é a ilusão do ego. Não há ego! Você é Consciência, Você é Deus! Então, Consciência, Deus, Presença, Ser, é a Natureza da Realidade.

Essas falas pretendem lhe deixar uma advertência, dar uma advertência, um alerta, uma dica. O propósito dessas falas é despertar você para fora dessa ilusão do sentido de um "eu" presente querendo resolver, acertar, controlar, ponderar, refletir, entender o que acontece.

Vou lhe perguntar uma coisa: Existe um momento do dia em que, mesmo estando presentes as suas mãos, os seus pés, os seus braços, a sua cabeça, de fato, você não tem qualquer consciência da presença deles? Há momentos no dia assim? Você carrega, durante o dia inteiro, a ideia dos dedos, das mãos, dos pés, ou dos olhos piscando ou dos ouvidos ouvindo?  Absolutamente não! Isto não acontece! Então, você é completamente dispensável para essa manifestação, essa expressão da Consciência, através desse movimento natural, que é o movimento do corpo. Tudo acontece automaticamente, naturalmente, "inconscientemente". A vida prossegue! Essa "inconsciência" é a suprema Consciência. Então, você é totalmente dispensável!  

Quantas vezes você piscou o olho esquerdo hoje? Quantos fios de cabelo você perdeu hoje? Das sete horas da manhã até agora, quantas batidas do coração você já teve? Quem sabe? Quem arrisca? Você tem algum número?

O que quer que esteja presente é esta Consciência... É uma única realidade nesta Consciência, acontecendo nesta Consciência. Não existe nada independente desta Consciência; ela é esta Consciência, que é ilimitada, não está presa a uma formulação matemática, não está analisando, estudando como fazer as coisas. Tudo está acontecendo nessa Inteligência, que é esta Consciência. Enquanto as coisas estão presentes, estão presentes nesta Consciência. Quando elas desaparecem, essa Consciência se mantém inalterada – essa é a beleza da Realidade. As aparições são intermitentes! Aquilo onde elas aparecem não é intermitente. É o que permanece imutável! Essa é a Natureza do Ser. Essa é a Natureza da Consciência, que é não dual, é atemporal.

Se você quiser continuar brincando de sonhar, continue afirmando, dia após dia, momento a momento, a ilusão de um experimentador aí. Se você estiver disposto a ir além desse nascer e morrer, desligue-se desse teatrinho, dessa "alegria" teatral tão passageira, tão inconstante, tão efêmera.


 *Trecho de uma fala transcrita de um encontro online na noite de 21 de Novembro de 2016 
Acesse nossa agenda, em nosso site, e se programe para estar conosco: www.mestregualberto.com
Encontros online todas as segundas, quartas e sextas as 22h - baixe o App Paltalk e participe.

http://marcosgualberto.blogspot.pt/2017/04/tudo-que-esta-acontecendo-e-essa.html

Sem comentários:

Enviar um comentário