quarta-feira, 5 de junho de 2019

Apenas a Consciência pode revelar a Consciência!




A Revelação da Real Meditação

É uma maravilha essa oportunidade de você estar dentro desse propósito, ocupado com essa autoinvestigação, com esse trabalho de entrega. Dentro dessa investigação e entrega, temos a revelação da Real Meditação. Existe algo muito importante nesse trabalho, que é sentir a importância de se deparar com Aquele que está vivendo o Estado Natural e sentir que Isso é importante para você.

Há muita teoria, muita crença, existem muitas ideias em torno dessa Realização, ou Autorrealização, como também é chamada. Entretanto, mais do que qualquer teoria, ideia ou crença, a coisa mais importante é poder se deparar com Aquele que está, de verdade, vivendo Isso. O melhor dos livros ou a mais importante fala gravada tratará, apenas, do encontro entre um buscador sincero e um verdadeiro Ser Realizado, mas você não poderá pegar isso emprestado.
Então, você pode ler muitos livros e ouvir muitas falas, mas isso não se aplicará a você, não será a sua vivência, não será a sua experiência . A mente procura ter Isso da maneira mais fácil, mas tudo que ela procura ainda está dentro dela. Assim, Satsang é algo muito significativo, de grande importância, mas deve ser algo vivencial, deve ser sua própria experiência. Ao ler tais livros, você tenta compreender uma experiência que aconteceu para determinado buscador no passado, através de palavras que foram dirigidas a ele. Isso não funcionará. No máximo, um livro ou uma fala gravada são apenas um convite à vivência de sua Real experiência.
Hoje, nós temos algumas centenas de falas nas mídias, algumas em áudio, outras em vídeo, outras escritas, mas isso representa apenas um convite: o convite à real e direta experiência, à real e direta vivência. Essas falas foram dirigidas a alguém, ou a um grupo, em determinado momento, mas era uma fala para aquele momento, como esta, que está acontecendo aqui – uma fala para este momento. Depois, ela será transcrita e ficará como um convite para uma investigação direta, vivencial e experimental, diante Daquele que está vivendo Isso.
O que estou dizendo é que você não pode pegar nada por empréstimo nessa Dimensão da Consciência, pois somente a Realização evidencial é Real. Teorias aqui não servem para nada e, na verdade, elas são um acréscimo à vaidade do ego; são uma ampliação da arrogância do ego, que se mete a saber tudo, sente-se “sabedor e conhecedor” de tudo, e ama teorias. Quer você concorde ou discorde, isso não importa. Estamos apenas fazendo uma observação de algo que pode ser claramente observado – quanto maior o conhecimento, maior a vaidade e mais poderosas são as grades dessa prisão.


"Teorias aqui não servem para nada e, na verdade, elas são um acréscimo à vaidade do ego; são uma ampliação da arrogância do ego, que se mete a saber tudo, sente-se “sabedor e conhecedor” de tudo, e ama teorias."


Tudo isso, por quê? Porque a real resposta a essa questão da Autorrealização, ou da Realização da Verdade, não pode ser encontrada na mente. A real Compreensão, ou Liberdade, está além da mente. Pensa-se que pode haver alguma forma de técnica ou caminho envolvido nisso, então, de forma ingênua, você busca Isso lendo livros, ouvindo falas, o que conduz a um constante ciclo de frustração, de decepção.
O que acontece aqui é que você sente internamente que essas falas tratam de uma Verdade que você tem dentro de si. Assim, você fica encantado com isso por algum tempo, mas, na prática, você percebe que isso não funciona dessa forma. O que observo é que a maioria dos buscadores que eu tenho encontrado está vivendo uma experiência similar a essa – já leram tudo, já ouviram tudo e fizeram muitas práticas, mas isso não funcionou.
Somente quando você se depara com um Mestre vivo, um Ser completamente Realizado, Aquele que está vivendo em sua Natureza Verdadeira, é que uma radical mudança se torna possível. Isso porque você está face a face com a Vida, com essa Vitalidade, com essa Real Confiança, com essa energia de Pura Inteligência. Somente isso pode terminar esse ciclo de frustração, o ciclo da busca que jamais termina. O ponto é que a busca precisa terminar, o buscador precisa desaparecer, e enquanto esse ciclo continua, isso não acontece.
Somente Aquele que está compartilhando de forma direta, dentro desse Poder e Presença, pode ser de real ajuda. De outra forma, o ciclo da frustração da busca continua. Então, é necessário colocar de lado todo esse conhecimento que se adquire ouvindo falas, lendo livros, toda teoria, forma de prática, para você poder se surpreender com um trabalho direto e real, face a face, com essa Claridade, com essa Verdade, com essa Liberdade. Essa é a proposta real desse encontro chamado Satsang.
Essa Consciência, que Você é e sempre foi, é algo para ser constatado diante dessa Inteligência, dessa Claridade, dessa Real Presença. Isso está fora da mente! Isso está fora dos esforços da mente! Isso é um trabalho de Pura Presença, de Pura Graça, de Pura Consciência. Apenas a Consciência pode revelar a Consciência!


*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 15 de Maio de 2019 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas as 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar acesse o link: http://mestregualberto.com/agenda/encontros-online
http://marcosgualberto.blogspot.com/2019/06/a-revelacao-da-real-meditacao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário