segunda-feira, 11 de maio de 2015

HONESTIDADE É A MELHOR POLÍTICA

 

HONESTIDADE É A MELHOR 

POLÍTICA RELATÓRIO DE ENERGIA DE MAIO DE 2015

 Sarah Varcas,
1º de Maio de 2015

Maio de 2015 levanta a questão do relacionamento: de cada um consigo mesmo, com os outros e com seu meio ambiente, tanto próximo quanto distante. Simplesmente não podemos prosseguir sozinhos – é a mensagem básica deste mês – e nem podemos esperar que outros façam isso por nós.
Está na hora de assumirmos total responsabilidade por nós mesmos, reconhecendo, simultaneamente, que não fazemos nada isoladamente. Todo pensamento, palavra e ação influenciam e são influenciados por todos e por tudo ao nosso redor. Agimos tanto quanto indivíduos quanto como um coletivo… estamos sozinhos e, ao mesmo tempo, eternamente entrelaçados.
Neste paradoxo central da condição humana encontra-se o mistério do divino, que se expressa através de nós, como nós e fora de nós. Agora é preciso que nos reconheçamos como instrumentos da criação e criadores em nosso pleno direito, pois nos próximos meses deveremos ser claros em nossas ações, sabendo o que é necessário para promover o bem comum, em vez de nos concentrarmos apenas no que serve ao nosso benefício pessoal. Estes dois não podem estar separados agora, pois se o ganho pessoal for contrário ao bem comum, colheremos somente isolamento. E se o bem comum parecer um obstáculo ao nosso ganho pessoal, provavelmente será necessário um realinhamento das nossas prioridades.

Este mês traz uma mudança gradativa de energia, que vai da fisicalidade terrena de abril para uma energia mais mutável, mais cerebral, à medida que Mercúrio (em 1º de maio), depois Marte (12 de maio) e finalmente o Sol (21 de maio) entram no etéreo signo de Gêmeos.
Este signo movido a contatos, que busca se comunicar e conectar, raramente se estabelecendo em qualquer lugar por muito tempo antes que sua atenção seja atraída para a próxima coisa, nos lembra de olharmos para cima e à nossa volta, para interagirmos com pessoas, lugares e possibilidades que coexistem ao nosso redor.
A teia de conectividade, que liga cada um de nós a todos os outros e a todos os seres, está iluminada agora como nunca antes. Ela precisa da nossa conscientização e consideração: uma resposta consciente à verdade inevitável de que somos realmente um.

Enquanto em abril estávamos aprendendo a viver com um futuro desconhecido, em maio começamos a buscar respostas e idealizar alguns planos. Há um movimento em andamento e progresso. No entanto, a questão fundamental continua sendo a direção e natureza do progresso realizado.
“Não se precipite”, ainda é um bom conselho, apesar da concentração de planetas no flexível signo de Gêmeos.
É importante honrarmos o processo agora e não nos desviarmos dele com intenção de atingir mais rapidamente a meta que desejamos, pois talvez só venhamos a descobrir para onde estamos indo quando chegarmos lá. Enquanto isso, maio nos oferece percepções que nos ajudarão a otimizar as escolhas a serem feitas nos próximos meses.

Uma Lua Cheia em Escorpião no dia 4 de maio exige muito mas oferece mais. Ela nos lembra que aquilo que nos recusamos a reconhecer em nós mesmos não desaparece, mas se escoa aqui e ali.
A psique humana pode ser adepta da fuga quando necessário, mas não é possível erradicarmos alguma coisa do nosso campo energético simplesmente desejando que ela vá embora.
Só conseguimos mudar quando olhamos de frente para quem e o que somos. Não podemos completar um quebra-cabeça sem olhar para ele, nem podemos recriar a nós mesmos sem conhecer a matéria-prima disponível para esta tarefa.
Esta Lua irradia sua luz nos locais mais escuros do nosso interior, lembrando-nos que aquilo que encontramos nas sombras merece nosso amor e atenção tanto quanto qualquer coisa que trazemos voluntariamente à luz.
Revelações percebidas em torno do horário dessa Lua instruirão o resto do mês, pois o que veremos agora é a verdade. Poderá não ser agradável, mas devemos reconhecê-la assim mesmo, recusando-nos a lhe dar as costas.
Nela estão revelados os componentes da próxima fase da nossa jornada. Não as partes brilhantes e recém-polidas da nossa personalidade que exibimos com alegria, mas as peças embaçadas, manchadas, enegrecidas que preferimos não ver ou, no mínimo, deixar para outro dia. Esse outro dia é agora.
Nossa criatividade futura depende da nossa disposição de libertar a sombra e permitir sua expressão na luz da consciência. É assim que cada um de nós chegará verdadeiramente a se conhecer como um todo.

Ser íntegro, completo e integrado é um tema significativo este mês. Não é que tenhamos que ser assim, mas que devemos nos comprometer com o processo de assim nos tornarmos. Isto é algo completamente diferente! Leva tempo e às vezes nos traz problemas, pois requer a disposição de sermos honestos, abertos e vulneráveis.
Comprometer-se com a integridade é comprometer-se a ser impopular de vez em quando, a estar fora dos padrões às vezes, a ser desafiado com frequência e a ser desafiador. Não é um caminho fácil, mas é libertador, e o mês de maio fornece o combustível aos nossos “tanques espirituais” para a jornada adiante.
É possível que nos defrontemos com alguns desafios e até crises neste mês. Cada um deles – se vivenciado plenamente com o máximo de consciência possível – tem a capacidade de nos levar cada vez mais fundo no nosso espaço interno sagrado, onde se encontra toda a sabedoria que possamos precisar.
Cada momento deste mês é voltado para trazer para fora de nós aquilo que nós já conhecemos, aquilo que já vive dentro de nós, oculto, porém vibrante.

Talvez nos peguemos caminhando por terreno familiar, defrontando-nos com padrões que julgávamos ter deixado para trás. Mas não há necessidade de alarme; isto não significa que escorregamos de volta aos velhos modos de ser e para longe das novas possibilidades.
Podemos demonstrar nossa disposição para mudar, reagindo de maneira totalmente diferente às dinâmicas familiares. Existe algo de experimental nesse processo, uma oportunidade de “agir como se” e ver o que acontece.
Se você encontrar problemas antigos, sentimentos familiares, aquele mesmo velho argumento com a mesma antiga pessoa, ou um obstáculo recorrente que você simplesmente não consegue ultrapassar, decida tentar uma reação diferente, adote uma atitude diferente. Se você sempre fez “X”, tente “Y” para variar.
Ouse ser diferente, desviar-se do roteiro, agir com liberdade por uns instantes, e veja o que acontece. Neste momento há tão poucas coisas rigidamente estabelecidas, que seria um desperdício prendermo-nos a métodos testados e comprovados, especialmente quando não nos levaram rapidamente a lugar nenhum antes!
Só nos atrevendo a ser alguém que ainda não fomos, conseguiremos descobrir toda a gama de opções disponíveis para nós.
Só experimentando o novo, poderemos descobrir o que realmente faz nosso coração cantar em ressonância e nosso espírito levantar-se para clamar por liberdade.

Do dia 10 de maio até o fim do mês, o Asteroide Juno estará em conjunção com Júpiter. Na mitologia, Júpiter e Juno eram marido e mulher, então este alinhamento astrológico levanta mais uma vez a questão do relacionamento e o espectro do casamento sagrado interna e externamente.
Juno fala de compromisso que perdura e daquelas áreas da vida nas quais uma perspectiva a longo prazo tem mais valor. Para alguns, a questão pode não ser um relacionamento amoroso e sim uma dedicação ao trabalho ou à família.
Pode haver uma causa que nos consome ou um desejo profundo cuja satisfação se transformou no propósito da nossa vida. Em nosso coração, cada um de nós sabe onde Juno está chamando para um relacionamento de longo prazo e porquê.
Talvez resistamos às vezes, preferindo um caminho mais curto e rápido, mas ela sempre nos lembra que os melhores resultados amadurecem com o tempo e se desenvolvem em camadas.
Eles não podem ser criados do nada por um capricho e uma oração, pois o processo é tão importante quanto o resultado.
Na sua conjunção com Júpiter, Juno incentiva a reflexão sobre onde nos comprometemos – em que áreas da vida – e por quê.
O que buscamos ao fazer isso? Estamos servindo ao propósito de quem?
Um alinhamento com Plutão em Capricórnio nos lembra que os compromissos mais poderosos são aqueles em que estamos preparados para nos oferecer ao processo em vez de buscar o resultado, permitindo que a fusão da nossa energia com a da outra pessoa, lugar ou causa trabalhe sua magia nas profundezas do nosso ser.

 Do mesmo modo, se nutrimos compromissos impróprios, é possível que tenhamos que cortar alguns laços. Tempo e energia são preciosos demais para serem desperdiçados em situações carentes de espírito vivificante.
Neste mês, todos nós somos chamados a deixar de lado nossos óculos cor-de-rosa e observar longa e firmemente quais as situações em que estamos empregando nossa energia e por quê.
Se fizermos isto, teremos uma grande vantagem mais adiante neste ano, quando Saturno começar sua quadratura com Netuno e as ilusões sem substância se dissolverem como neve derretida.

Uma Lua Nova em Touro, no dia 18 de maio, nos oferece pragmatismo unido ao conhecimento intuitivo sobre onde encontrar as conexões verdadeiras da alma.
São estas que devemos alimentar nos próximos meses, ao nos aproximarmos do alinhamento Saturno/Netuno, que nos acompanhará através de 2016.
Atualmente estamos escolhendo nossos times e encontrando nossa tribo. Talvez não sejam aqueles que imaginávamos, mas, como já vimos, este é o momento de fazermos as coisas de forma diferente, e não de repetirmos velhos padrões esperando resultados novos.
O futuro ainda não foi moldado e está disponível para que o façamos. Estamos criando-o aqui e agora, enquanto falamos, pensamos, agimos e sentimos.
Neste mês podemos refletir sobre quem desejamos que esteja ao nosso lado nesta próxima fase criativa.

Mercúrio torna-se retrógrado em Gêmeos em 19 de maio (até 11 de junho), apoiando essa reflexão.
Em vez de interromper as comunicações, este Mercúrio intensifica-as, desde que busquemos verdadeiramente a troca honesta, sincera, em lugar de trivialidades supérfluas.
Ele nos mostra onde nos alinhamos com outros e onde nossos passos divergem; onde precisamos de um toque mais leve, seguindo adiante sem olhar para trás, e onde precisamos nos conectar e nos envolver para estabelecermos uma intimidade mais profunda. Se estivermos frustrados com as falhas de comunicação ou com o aumento da distância interpessoal, pode muito bem ser que essa distância tenha sempre existido e que agora esteja apenas mais óbvia, de modo que não pode mais ser ignorada.

Uma vez que o Sol entre em Gêmeos, em 21 de maio, será mais fácil acessar a flexibilidade necessária para avaliarmos o mundo à nossa volta e tomarmos a melhor decisão de acordo com isso.
Uma quadratura entre Netuno e Marte, do dia 21 até o final do mês, incorporando Mercúrio a partir do dia 26, requer uma conduta cuidadosa.
Honestidade é necessária, especialmente a do tipo arriscado. O que quer que tentemos esconder ou negar neste ponto será sentido em dobro dentro de um mês, quando Mercúrio voltar à sua jornada direta através dos mesmos graus do Zodíaco.
É muito melhor lidar com as coisas agora, por mais difícil que isto possa parecer.
Honestidade é definitivamente a melhor política à medida que maio chega ao fim, sendo especialmente importante observar se não estamos querendo evitar a honestidade de outra pessoa!
Pensamentos e sentimentos compartilhados com autenticidade agora, mesmo se difíceis de ouvir, estabelecem as bases para uma intimidade mais profunda no devido tempo
. Se existe muito a ser discutido neste momento, é porque muito foi evitado anteriormente. Nosso modo de agir a partir de agora, especialmente em nossos relacionamentos mais significativos, depende de como lidaremos com o atual desafio de sermos corretos, honestos e verdadeiros em tudo o que dissermos e em tudo o que fizermos.

Honestidade parece uma coisa simples, mas pode ser incrivelmente difícil em certos momentos!
Nós mal notamos as pequenas decepções e rejeições da nossa consciência no dia-a-dia, de tão familiarizados que estamos com a presença delas.
Mas à medida que maio for chegando ao fim, elas se tornarão cada vez mais evidentes, assim como as consequências de lhes permitirmos reinar livremente. E
stá na hora de assumirmos a nós mesmos, expressando o que pensamos e sentimos e encorajando os outros a fazerem o mesmo.
Se todos pudermos fazer isto com a compaixão corajosa, própria de um guerreiro espiritual que busca a verdade profunda acima de tudo, poderemos sair vitoriosos juntos, respeitando o valor inestimável de compartilhar e receber a verdade com o coração aberto e uma mente expansiva.
A sua verdade, a minha verdade, a verdade pessoal e final – tudo precisa ser ventilado.
Assim fazendo, encontraremos a nós mesmos e os outros, aprofundaremos nossas conexões e promoveremos a confiança e intimidade necessárias para o caminho à frente.

 Direitos Autorais:
© Sarah Varcas www.astro-awakenings.co.uk
 Tradução de Vera Corrêa veracorrea46@gmail.com
 (Negrito por minha conta – Ivete)

Gratidão, Ivete! Gratidão, Vera !
Imagem de Gregory Colbert, colhida na Internet, gratidão !

Extraído de: http://anjodeluz.ning.com
http://despertardanovaconsciencia.blogspot.pt/2015/05/honestidade-e-melhor-politica-relatorio.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário