terça-feira, 20 de agosto de 2019

Você não sabe nada sobre Si Mesmo!




Um encontro como este é uma oportunidade para você se ver. A sua vida na mente é uma grande ilusão. Todo conhecimento que você tem faz parte desse estado ilusório. Para poder se ver, você precisa de um espelho. Você não pode saber nada sobre si mesmo se tudo que você tem é o velho e antigo movimento da mente.
A mente é algo que carrega conhecimento e ignorância. É realmente difícil você aceitar que precisa de um espelho, e esse é o problema. Não existe um único ponto onde a Realidade não esteja presente, mas você não sabe. Para ver a sua face, você precisa de um espelho. A Felicidade está dentro de você e não fora, mas você precisa de um espelho para ver isso. Você não sabe nada sobre Si Mesmo! Então, a sua crença a respeito de si é a da experiência de uma identidade egoica presente no mundo. Tudo isso porque você não vê sua face, não conhece a verdadeira Felicidade que está dentro.
Toda sua experiência no mundo é da mente, desse falso “eu”, dessa falsa identidade, dessa ego-identidade no mundo. Por não contemplar a Si Mesmo no espelho, não saber a Verdade sobre Si Mesmo, você é infeliz, carrega todo tipo de problema nesse seu mundo psicológico, um mundo com o qual você se depara sem ter se visto no espelho. A Felicidade é algo presente quando esse mundo é esquecido. Você está em busca do Amor, da Paz, da Felicidade e da Liberdade. Na verdade, todos estão, mas apenas 1% da humanidade, ou talvez até menos, está procurando Isso no lugar certo. Isso porque eles estão procurando Isso do lado de fora, nos desejos, projetos e sonhos da mente.
É necessário contemplar a Si Mesmo! Quando você contempla sua Real Natureza, um sentimento de Amor sem causa o invade, preenche todo seu Ser, e isso é o fim da ilusão. A ilusão precisa desaparecer! Enquanto a ilusão estiver presente, não haverá Paz, Felicidade, Liberdade. Somente quando você estiver cansado do mundo externo, desejará estar sozinho em seu Ser. Vocês têm medo de ficar sozinhos, porque não estão cansados da mentira, da ilusão. Por isso querem uma companhia, a projeção, o desejo, o sonho que a mente imagina.
Seu Ser Real, sua Natureza Verdadeira, está além do prazer e da dor. A ilusão não pode lhe dar uma coisa chamada Realidade. A ilusão não pode lhe dar uma coisa chamada Felicidade, Paz, Liberdade e Amor. Não pode! Minha pergunta para você é se você faz parte desse 1% de pessoas interessadas na Verdade ou se faz parte da grande multidão. A grande multidão você sabe como vive, pois seus pais viveram assim, seus avós e bisavôs também, bem como todas as pessoas à sua volta. Não há uma só de suas relações que seja verdadeiramente feliz, mesmo em meio às suas realizações.
O completo esquecimento da ilusão significa Autorrealização. A Verdade é a base de tudo. A Verdade é a base da Liberdade, da Paz, do Amor... Se não há Verdade, você não tem Amor, Paz e Felicidade. Se você ama e cultiva a mentira, jamais conhecerá Deus, a Verdade. Então, você precisa de um treinamento. Satsang é um treinamento para você mudar seu modelo, para esse modelo de crenças e fixação na ilusão perder o encanto para você. O que eu estou dizendo é que você precisa perder a alegria, o prazer e o hábito de viver na mentira. Talvez isso leve algum tempo, talvez leve uma vida inteira, mas acho que alguns de vocês aqui na sala já passaram dos 15 anos de idade. Então, já passou o tempo, já está na hora de se voltar para Isso.
O ponto é: Você é a Verdade, mas, sem um espelho, você não pode saber disso. Então, o cultivo da mentira é o que predomina, a ilusão é o que prevalece. Não existe nenhum ponto onde a Realidade não esteja presente, nenhum momento em que Ela não esteja presente. Você sempre está em Sua Face, mas não pode vê-La. O mundo em si não é o problema. Quando eu digo “esqueça o mundo”, não estou dizendo que o mundo é o problema. Estou dizendo que a mente é o problema, ela é a ilusão. Quando você compreende que a ilusão é uma ilusão, isso não pode mais afetar você. A questão é que sem autoinvestigação, você não tem um espelho para saber como está seu rosto, nem sabe que ilusão é ilusão, ou seja, você toma a ilusão por Realidade.
A pessoa está sempre com medo, confusa, cheia de conflitos. Os conflitos são esses desejos contraditórios que você tem. Quando há Real Compreensão, não há mais o que ganhar ou perder. Quando a Verdade está presente, não há mais conflito. Eu tenho falado a vocês da possibilidade de um Estado livre de conflito, medo e confusão, mas vocês não colocam atenção nisso. Vocês não têm real interesse nisso! Curiosamente, hoje estão aqui nessa sala. Eu falo a vocês da mais simples e elevada Compreensão, e, quando Ela se assenta dentro de você, fica clara a Verdade – a Verdade de todos os Sábios, de todos os tempos, na história humana. Essa Verdade da Compreensão presente em sua Verdadeira Natureza é a Verdade do Buda, do Cristo, de Krishna.
Vocês estão, neste instante, ouvindo [lendo] uma fala, mas essa fala não é a Verdade. Quando tem um espinho no pé, você usa um outro espinho para tirar aquele. Você não vai colocar um novo espinho em cima daquele que já estava, vai usar o segundo para tirar o primeiro. Assim são essas falas. Eu não quero que você aprenda, decore, guarde ou fique se debatendo com o que está ouvindo. Não reflita sobre isso, pois não é sábio! Sábio é aceitar que esse espinho arranque o espinho que aí está. O que eu estou dizendo é que o falso pode ser removido pelo falso; um espinho pode tirar outro espinho. Mas, se você apenas aprender essa fala, achar bonito, vai ser somente mais um espinho junto do primeiro espinho. Então, essa fala que não é real, mas poderia servir como um espinho para tirar um espinho que aí está, não vai servir para nada.
Em outras palavras, você precisa aceitar que tudo que passa na sua mente é uma ilusão. Todo conhecimento e toda ignorância que estão presentes aí são parte da ilusão. O Real Remédio que traz a cura é o Real Conhecimento, mas o Real Conhecimento está além das palavras, nasce da Compreensão que vem com o acolhimento da Verdade, algo que só é possível no Silêncio. Essa é a minha fala!



*Transcrito a partir de uma fala em um encontro online na noite do dia 15 de Julho de 2019 – Encontros online todas as segundas, quartas e sextas as 22h (exceto em períodos de retiros) – Para informações sobre o app Paltalk e instruções de como participar acesse o link: http://mestregualberto.com/agenda/encontros-online
http://marcosgualberto.blogspot.com/2019/08/voce-nao-sabe-nada-sobre-si-mesmo.html

Sem comentários:

Enviar um comentário