O Número de Ouro
- Fibonacci -
Há a admiração de muitos pela
matemática por verem como é perfeita em muitos aspectos. Eu acredito que o
perfeito é a criação de Deus, o que se descobre depois é a constatação desta
perfeição.
O que se descobriu
da perfeição das formas na natureza e também no corpo humano, foi uma razão
entre medidas, as quais resultavam num mesmo número. Esse número foi chamado de
“NÚMERO DE Ouro” e a proporção (razão) de “PROPORÇÃO ÁUREA”
(áurea vem de ouro) também conhecida como
PROPORÇÃO DIVINA
O Número de Ouro é um número irracional que surge numa infinidade de
elementos da natureza na forma de uma razão. Este número é representado pela
letra grega Phi maiúscula (lê-se “fi”) e é o número 1,618033989
Para abordar sobre esse assunto
de proporção ÁUREA não podemos deixar de falar sobre a sequência de Fibonacci, que conforme “cresce” (como vocês podem observar na
tabela abaixo) segue para o valor do número de ouro.
Observe a tabela
abaixo, que se fizermos a divisão invertendo os números, o número de Ouro fica representado como realmente é, ou seja, 1,680…
Não importa o inteiro que está
somando, importa chegarmos a esse número 618 após as vírgulas (para que fique
bem claro).
Sabendo dessa sequência, e como
ela progride, as proporções achadas em objetos, animais, plantas, ser humano,
música, arte entre outros, é baseado na sequência de Fibonacci. Como assim?
Acontece que algumas razões, não
dão exactamente o número de ouro, ou seja, o 1,618…mas acontece que nessas
medidas (que veremos a pouco) encontra-se a sequência de Fibonacci, que tende
ao número de ouro. Como mostra a radiografia da mão humana abaixo.
Alguns exemplos onde são encontradas a proporção
áurea:
A proporção de abelhas fêmeas em
comparação com abelhas machos numa colmeia; A proporção que aumenta o
tamanho das espirais de um caracol (não todos os caracóis), ou do Nautilus, que
é um tipo de molusco que vive no mar (figura abaixo), essa espiral é a espiral
de Fibonacci;
A proporção em que aumenta o
diâmetro das espirais das sementes de um girassol (espiral de Fibonacci);
A proporção em que se diminuem as
folhas de uma árvore à medida que subimos de altura.
Vou usar um pouco da sequência de
Fibonacci e mostrar o que pode ser feito com ela. Se construirmos um rectângulo
com dois números desta sequência interligados, formamos o que é chamado de
“RECTÂNGULO DE
Ouro. Este rectângulo é considerado o formato mais belo e
apropriado de todos. Um exemplo disso é o uso desse formato nas folhas A4 ou
cartão de crédito. Observe a seguir:
O Retângulo de Ouro é dividido por quadrados proporcionais à sequência de
Fibonacci, começando com dois quadrados iguais alinhados,
alargando o seu conjunto consoante a sucessão de Fibonacci.
Construindo estes quadrados e
desenhando um arco, este padrão começa a construir formas, formas essas
denominadas como a ESPIRAL DE
FIBONACCI.
Resumidamente, a relação da
sequência de Fibonacci e o número de Ouro Phi, encontra-se em toda a Natureza,
como flores, árvores, ondas, furacões, conchas, nas articulações, simetria do
rosto humano, nos batimentos cardíacos, na refração da luz proporcionada pelos
elétrons dos átomos, nas vibrações sonoras, nos chifres dos animais…enfim, em
muitas coisas! E por isso achei difícil fazer o post, porque tive que me
restringir sobre o que escrever.
HISTÓRIA DO NÚMERO DE Ouro
Ninguém sabe ao certo quem o
descobriu e percebeu que na natureza existe essa razão divina, mas sabe-se que
no Egipto, as pirâmides de Gisé foram construídas tendo em conta a razão áurea:
Razão entre a altura de uma face e metade do lado da base é igual ao
número de Ouro.
*acho que depois que o número de
ouro foi descoberto, como naquele tempo (antes de Cristo) tudo era muito
místico, então os arquitetos e escultores procuravam sempre fazer tudo com base
na proporção áurea, além dos pintores famosos.
O Partenon Grego, construído por
volta de 447 e 433 a.C, templo representativo de Péricles contém a razão de
Ouro no rectângulo que contém a fachada. Fídias foi o escultor e o arquitecto
encarregado da construção deste templo. A designação adaptada para o número de
ouro é a inicial do nome deste arquitecto –
– a letra grega Φ (Phi maiúsculo).
OS PITAGÓRICOS - Os Pitagóricos usaram também a secção de ouro na
construção da estrela pentagonal
HOMEM VITRUVIANO
O Homem Vitruviano é um desenho
famoso que acompanhava as notas que Leonardo DaVinci fez em 1490 num dos seus
diários. A sequência de Fibonacci e o Número de Ouro estão presentes nas
simetrias deste desenho e o que ele retrata.
A espiral de Fibonacci sempre foi
muito utilizada para escadas e formas decorativas.
Nos EUA, a cidade de Nova Orleans
apresenta uma forma de Fibonacci na sua planta metropolitana .
NÚMERO DE Ouro NA MÚSICA
§
Stradivarius
utilizava o número de Ouro na construção dos seus famosos violinos.
§ O número de Ouro está presente também nas famosas
sinfonias número 5 e 9 de Beethoven.
§ O baterista de jazz Max Roach usou a razão áurea em um
de seus solos.
§ Há treze notas em cada oitava no piano. Uma escala
compreende 8 notas, das quais a 1ª, 3ª e 5ª são a base dos acordes.
§ No piano, são 8 teclas brancas e 5 pretas separadas em
grupos de 3 e de 2.
E tudo isso é muito louco não
acham??! ^^ Pelo menos eu achei, pois quanto mais pesquisava sobre o assunto,
mais achava coisas e formas criadas sobre razões áureas. Muitas logomarcas são
criadas baseadas nas proporções áureas, bem como construções.
São muitas curiosidades pra mostrar num post só, mas
espero que tenham entendido um pouco mais sobre proporção áurea.
http://osolinterno.blogspot.pt
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