quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Moacir Sader: A ESPIRITUALIDADE PROFUNDA DE JESUS

 

 

A ESPIRITUALIDADE PROFUNDA DE JESUS
16 de dezembro de 2018

Muitas vezes os aspirantes à espiritualidade não são compreendidos pelas pessoas apegadas às crenças ortodoxas e sempre há alguma reação. Os ensinamentos de Jesus são no intuito de que não se deve revidar o mal, porém, a orar por quem agiu negativamente conosco. Para estar pronto para dar a outra face, é necessário amadurecer em termos espirituais. Somente uma alma no verdadeiro caminho da iluminação vê Deus em todos os seres, conservando a paciência no meio dos obstáculos da vida terrena

Este é o enfoque visto no Sermão da Montanha, tal como detalhei no livro Viagem à cidade espiritual de Necanerom. Transparece outra forma de espiritualidade, aquela que enfatiza a necessidade de o ser humano mudar interiormente, rompendo com o ego e interligando-se efetivamente com o Deus Cósmico, o deus interior e com todos os semelhantes.

Jesus, certa vez, disse uma frase que resume, em importância, o tema central de todo o Sermão da Montanha: “Sede, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está no céu”. A palavra perfeição transmite idéia de subjetividade, sobretudo, no que concerne à perfeição divina. Onde achar a perfeição? Em que local encontrar Deus?

Essa procura não está distante de nós, a rigor, muito perto, em nosso interior, em nosso Eu Superior. Quando a pessoa estiver purificada através de sua evolução espiritual, descobrirá o verdadeiro ser divino em seu interior. Revelar este ser espiritual interior, essa divindade guardada no íntimo, é efetivamente tornar-se perfeito. Essa tese não é tão absurda como muitos querem crer. Foi o próprio Jesus que, segundo o evangelho de Lucas, disse: “O reino de Deus não tem aparência ostensiva; nem se poderá dizer: hei-lo aqui ou hei-lo ali! Porque o reino de Deus está dentro de vós”.

Verdadeiramente, o que impede de ver esta verdade, que Deus está dentro de nós, é nossa ignorância, a falta de foco em nosso real estado, que é o espiritual, ainda que dotados de corpo, mente e sentidos temporários aqui na Terra. Cada pessoa atua em muitos papeis terrenos, mas, somos, unicamente, seres espirituais.

Os três grandes avatares, Jesus, Buda e Rama krishna não somente manifestaram Deus, enquanto viveram seus dias terrenos, como também insistiram para que todos façam o mesmo. No entanto, os religiosos, na sua maioria, procuram frequentar suas igrejas e ter comportamentos éticos em suas vidas, na esperança de serem recompensados após a morte em face de suas boas ações. Contudo, o ideal mais profundo de Cristo não tem sido seguido, por estar esquecido ou até mal compreendido, qual seja, ascender espiritualmente aqui na Terra.

Neste sentido, muitos leitores do Sermão da Montanha acabam por não vivenciá-lo em sua plenitude, já que Jesus, com os seus ensinamentos, quis concretamente dizer que Deus pode ser visto na presente existência, é possível conhecê-lo e ser perfeito enquanto se vive na Terra como Deus é perfeito no céu.

Importante ensinamento de Jesus foi a devoção, quando Ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente.” Não quis dizer, com isso, que não se deve amar o semelhante ou que não se deve vivenciar o amor humano, pois, o Divino Mestre completa seu mandamento dizendo: “…e ao próximo como a si mesmo”. Este amor deve, no entanto, ser dado com generosidade, de forma incondicional, sem esperar reciprocidade.

Enfatizando a questão da causa e efeito, Jesus ensina que, ao dar esmolas, a mão esquerda não deve saber o que faz a direita: “Que a tua esmola seja dada em segredo: e o teu Pai, que vê em segredo, te recompensará publicamente”. Com isso, Jesus está destacando o efeito da recompensa por boas ações, assim como acontece com as más ações. Nesse sentido, ele disse: “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”. Com isso é possível concluir que, tanto as boas ações quanto as negativas geram retornos futuros, o que está popularizado em nossos dias como a Lei Kármica.

Confirmando a existência do karma, inclusive de vidas passadas, tal como já me referi neste livro, aqui vale a ratificação: sempre que Jesus curava alguém, mesmo com problemas de nascença, ele dizia: “Os seus pecados estão perdoados”. Em seguida mandava os paralíticos andarem, os cegos verem, etc. Com isso, fica evidente que as doenças, os problemas físicos e os psíquicos são consequências de falhas pregressas, surgem em face da lei de Causa e Efeito, da lei do Karma, evidenciando a existência de múltiplas vidas e da reencarnação.

O importante é romper com todos os vínculos kármicos, dedicando todo o fruto do trabalho pessoal desta existência em adoração a Deus, vivendo sem apegos. Isso não quer dizer que se deve viver com preguiça, indiferença pelo que se faz. O desapego aqui está no sentido oposto; constitui-se, em contrapartida, no apego a Deus, na entrega de tudo a Deus (ao Deus Cósmico e não o do Velho Testamento. Como está evidenciado no livro Conspiração Interdimensional, o deus do velho testamento não é o verdadeiro Deus).

Em sendo assim, deve-se realizar as tarefas terrenas, buscando sempre a perfeição, uma vez que elas serão oferecidas a Deus em adoração. Por essa prática de entregar a Deus tudo o que se fizer, será possível livrar-se da roda do karma (causa e efeito) e ganhar de presente o paraíso.

Sobre a oração, Jesus ensina-nos que esta deve ser feita em lugar discreto, ao dizer: “E quando orardes, não sejais como os hipócritas; porque eles gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam sua recompensa. Mas, tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê ocultamente, te recompensará abertamente”.

A verdadeira espiritualidade não é exibicionista, é sagrada, secreta. Por isso Jesus falou que não se deve fazer aparato da adoração. A pessoa deve retirar-se para um lugar afastado, realizar os seus pedidos em oração, na certeza que serão atendidos. Lembre que Jesus gostava de orar sozinho nas montanhas.

Como especial presente, Jesus ensinou uma das mais belas orações: O Pai Nosso, contemplando os princípios fundamentais para uma vida santificada:

Pai Nosso… (para se fazer a conexão com Deus em adoração) que estais no céu (o céu está para além de um lugar físico. “Estar no céu” é perceber Deus internamente). Santificado seja o vosso nome (quando mais repetir o nome de Deus, atrai-se a força espiritual que o seu nome carrega em si). Venha a nós o vosso reino (com visão espiritual aberta é possível ver o reino de Deus internamente, aqui e agora). Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu (a vontade de Deus é tudo que nos conduz a Ele). O pão nosso de cada dia nos dai hoje (esse pão é a graça divina, que precisa ser revelada agora em cada pessoa, neste tempo existencial). Perdoai as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores (todas as dívidas kármicas serão perdoadas, quando se perdoar também os inimigos, momento em que se é religado a Deus em adoração). E não nos deixeis cair em tentação, mas, livrai-nos do mal: porque vosso é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém. (É preciso refrear os sentidos, especialmente os que geram pensamentos e sentimentos negativos e voltar para dentro, onde Deus se encontra).

Como se vê, seja nos evangelhos apócrifos, seja nos textos bíblicos, Jesus ensinou uma espiritualidade muito mais profunda do que a que é vislumbrada nas religiões tradicionais. Ele mostrou o amor generoso e a compaixão por todos e o caminho para a iluminação, o interior. “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as põe em prática, assemelhá-lo-ei ao homem sensato que edificou a sua casa sobre a rocha”. A experiência espiritual, com base nos ensinamentos profundos de Jesus, seja na Bíblia e, principalmente, nos textos apócrifos, é a rocha sobre a qual se deve construir a morada, ou seja, o nosso espírito.

Texto do livro Amor e Conhecimento de Moacir Sader

Luz, amor e Conhecimento

Fonte: Sader – Qualidade de Vida ao Seu Alcance

Luz, Amor e Gratidão
 ҉

http://blogluzevida.blogspot.com/2018/12/moacir-sader-espiritualidade-profunda.html

Sem comentários:

Enviar um comentário