Wei-Wu-Wei.
Por Osho
No mundo da objectividade, acção é muito importante. Tem-se que ser activo porque só a acção é pertinente no mundo das coisas. Se você fizer algo terá mais coisas; só fazendo algo é que se pode mudar no mundo da objectividade.
Já no mundo da subjectividade... inacção.
Fazer não é importante, mas sentir é.
A pessoa subjectiva é mais sonolenta, é sonhadora, preguiçosa; a pessoa objectiva é activa, obcecada pela acção. A pessoa objectiva sempre precisa fazer isto ou aquilo, ela não pode sentar-se só, não pode descansar. Pode dormir - mas acordando, tem que fazer algo. A pessoa subjectiva é inactiva. É muito difícil ela passar para a acção.·A pessoa religiosa é a reunião dos opostos: acção em inacção, inacção em acção. Ela faz coisas, mas faz de tal maneira que nunca se torna um fazedor. Ela permanece um veículo de Deus, uma passagem - mesmo se estiver fazendo algo, não está fazendo... O fazer dela é muito brincalhão, não há nenhuma tensão nisto, nenhuma ansiedade, nenhuma obsessão. E até mesmo quando é inactiva, não é pesada; mesmo sentada, ou deitada descansando, está cheia de energia. Ela não é letárgica - tem uma energia radiante. Porque os opostos encontraram-se nela numa síntese superior, ela pode agir como se estivesse num estado de inacção e, ainda assim, você pode sentir a energia, você pode sentir uma vibração de tremenda actividade ao redor de seu ser. Onde quer que ela se mova, traz vida às pessoas. Só pela sua presença as pessoas mortas ficam vivas; só pelo seu toque as pessoas mortas voltam à vida.·Isto é wei wu wei:não movendo uma única polegada você chegou.
Aqueles que lhe dão metas são seus inimigos.
Esses que lhe recomendam tornar-se algo, e como, são os envenenadores.·
Você já é desde sempre.
Deixe de correr atrás de sombras.Sente-se silenciosamente e SEJA".
Sentando silenciosamente, não fazendo nada, a primavera vem e a grama cresce por si só.
Até mesmo se você tiver que fazer algo, faça mui passivamente. Se você está caminhando na rua faça-o passivamente. Dentro, o zazen continua, dentro você permanece sentado, movendo-se só no exterior. Se você estiver comendo, coma, mas dentro você permanece sentado. Pouco a pouco essa postura interna é atingida - em que você pode fazer coisas sem actividade. Uma vez aprendido isto, você pode fazer coisas e não será uma perturbação. Mas primeiro a pessoa tem que chegar às raízes, num centramento profundo.Relaxar não é uma questão simples; é um dos mais complexos fenómenos, porque tudo aquilo que nos ensinaram foi tensão, ansiedade, angústia.·
Então o que é uma testemunha?·
Significa permitir que as coisas aconteçam.
Não faça nada, permita acontecer.
E este é o caminho do coração.
O caminho do coração significa o caminho do amor.
Você pode fazer o amor? É impossível fazer o amor. Você pode estar apaixonado, mas você não pode fazer o amor. Mas usamos expressões, como 'fazendo amor', que tolice! Como você pode fazer o amor? Quando amor é, você não é. Quando amor acontecer, o manipulador, o fazedor, desaparecem. O amor não permite nenhuma manipulação de sua parte. Acontece. Acontece repentinamente, inesperadamente. É um presente. Da mesma maneira que vida é um presente, amor é um presente.Estes são momentos raros, quando não há nenhuma acção e nenhuma inacção, e você está imóvel. Não que você fique letárgico. Você tem energia, mas a energia não vai a nenhum lugar porque não há nenhum objectivo. A energia simplesmente está lá como um reservatório que sobe cada vez mais alto, mais e mais. Você está a ponto de explodir em algo absolutamente novo do qual você nem imagina. Você está à beira de um modo novo de vida: acção em inacção. Então uma actividade nova começa na qual você não é o actor, no qual você é só um veículo, uma passagem.
Para ir até o seu centro, a pessoa precisa ser feminina, passiva, inactiva, não-fazedor, não interferir, WU-WEI, meditativa; é preciso meditação, relaxamento, não concentração. A pessoa tem que relaxar-se completa e totalmente. Quando você não está fazendo nada você está no seu centro; quando você está fazendo algo você saiu dele. Quando você fez muito, você afastou-se demais de seu centro. Chegar mais perto dele significa que você está abandonando todas actividades, você está aprendendo a ser inactivo, você está aprendendo a ser um não-fazedor.Primeiro fique feminino, depois masculino.
Primeiro seja passivo, depois introduza a acção.·
O conceito taoista do wu-wei tem que ser lembrado por todo terapeuta -não interferir. Ele só abre as possibilidades, torna as oportunidades disponíveis. Apenas abre a porta.·
__________________________________Osho
(tradução livre de prashanto)
Fonte:http://www.escolademisterios.hpg.ig.com.br
_________________________________em www.stelalecocq.blogspot.com
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