segunda-feira, 20 de abril de 2015

O Que é o Despertar?


O Que é o Despertar? por Eckhart Tolle
 
 
"...Então do que é que nós despertamos quando ocorre o despertar espiritual?..."

"...Para muitas pessoas, a primeira indicação de um despertar espiritual é que eles de repente se tornam conscientes de seus pensamentos..."

"


Desde os tempos antigos, o termo despertar tem sido usado como uma espécie de metáfora que aponta para a transformação da consciência humana. Há parábolas no Novo Testamento que falam da importância de estar acordado, de não voltar novamente a dormir. A palavra Buddha vem da palavra sânscrita Budh, que significa “estar acordado.” Então Buda não é um nome e, finalmente, não é uma pessoa, mas um estado de consciência. Tudo isso implica que os seres humanos são potencialmente capazes de viver em um estado de consciência em relação à qual a vigília normal é como dormir ou sonhar. É por isso que alguns ensinamentos espirituais usam termos como “alucinação compartilhada” ou “hipnotismo universal” para descrever a existência humana normal. Pegue qualquer livro de história e eu sugiro que você comece a estudar o século 20, onde você vai descobrir que uma grande parte da história da nossa espécie tem todas as características que nós normalmente associamos com um pesadelo ou uma alucinação insana.

A natureza do despertar espiritual é frequentemente mal compreendida. A adoção de crenças espirituais, ter visões de Deus ou seres celestiais, a capacidade de canalizar, de curar, de prever o futuro, ou de outros poderes paranormais, todos estes fenômenos têm valor e não devem ser descartados, mas nenhum deles é por si só, indicativo de despertar espiritual em uma pessoa que os experimenta. Eles podem ocorrer em uma pessoa que não despertou espiritualmente e eles podem ou não acompanhar o estado desperto.

Todas as manhãs despertamos do sono e de nossos sonhos e entramos no estado que chamamos de vigília. Em um fluxo contínuo de pensamentos, a maioria deles repetitivos, caracterizando o estado de vigília normal. Então do que é que nós despertamos quando ocorre o despertar espiritual? Nós despertamos da identificação com nossos pensamentos. Todo mundo que não está desperto espiritualmente é totalmente identificado e administrado por sua mente pensante, a voz incessante na cabeça. O pensar é compulsivo: você “não” pode parar, ou lhe assim parece. Ele também é viciante: você não precisa nem quer parar, pelo menos não até o sofrimento gerado pelo ruído mental contínuo, tornar-se insuportável. No estado adormecido você não usa o pensamento, mas é o pensamento que usa você. Você é, quase se poderia dizer, possuído pelo pensamento, que é o condicionamento coletivo da mente humana que remonta de muitos milhares de anos. Você não vê qualquer coisa como ela é, mas distorcida e reduzida por rótulos mentais, conceitos, julgamentos, opiniões e padrões reativos. O seu sentido de identidade, de si mesmo, é reduzido a uma história que você mantem dizendo em sua mente. “Eu sou a minha história”: é a isto que a sua vida é reduzida no estado adormecido. E quando sua vida é assim reduzida, você nunca pode ser feliz por muito tempo, porque você não está sozinho.

Isso quer dizer que você não vai mais pensar quando despertar espiritualmente? Não, claro que não é assim. Na verdade, você vai usar o pensamento de forma mais eficaz do que antes, mas você perceberá que existe uma profundidade no seu ser, uma quietude vibrantemente viva que é muito mais vasta do que o pensamento. É a própria consciência, da qual a mente pensante é apenas um pequeno aspecto. Para muitas pessoas, a primeira indicação de um despertar espiritual é que eles de repente se tornam conscientes de seus pensamentos. Eles se tornam uma testemunhas dos seus pensamentos, por assim dizer. Eles não estão mais completamente identificados com a mente e assim eles começam a perceber que há uma profundidade que eles nunca tinham conhecido antes.

©Eckhart Tolle


Tradução e Divulgação: A Luz é Invencível

Fonte AQUI





Sem comentários:

Enviar um comentário